Tan Kalakatan Kalakatan Kalakatan
O nome pode até enganar, Mayra Andrade não é uma cantora brasileira, ela é de Cabo Verde, arquipélago na África que também teve colonização portuguesa.
Embora o português seja a língua oficial, a maioria da população se comunica em crioulo cabo-verdiano (eu nunca tinha ouvido e fiquei encantada!), que são as duas línguas presentes no novo trabalho de Mayra Andrade.
Em 2019, a cantora lançou o seu quinto álbum chamado “Manga”. Segundo ela o nome seria uma metáfora para o feminino, que se transforma, mudando de cor, textura e perfume, como explica em entrevista para a Revista Trip.
O álbum explora a diversidade cultural na qual está inserida e traz um pouco de vários cantos por onde andou.
A faixa de mesmo nome do disco é cantada toda em cabo-verdiano e mesmo que a gente não entenda, tem uma sonoridade tão marcante que não tem como não se envolver.
Aproveita pra acompanhar a letra na descrição do vídeo >
Mayra teve bastante influência da música brasileira, sua infância foi embalada por músicas do Caetano Veloso.
E sua relação com o Brasil não para por aí, ela já se apresentou com Chico Buarque, Gilberto Gil, Lenine, Emicida entre outros nomes da MPB.
Vale a pena conferir a faixa “Afeto”, cantada em português, que traz a união perfeita de sua voz com o eletrônico e guitarras africanas.
Pra matar a saudade do mar acompanhe esse clipe belíssimo >
Em 2016, Mayra se mudou para Lisboa, momento em que cita como um marco em sua vida pessoal e carreira musical.
Comenta, na mesma entrevista citada anteriormente, que aos 30 anos as mulheres ganham consciência da sua força (eu tenho sentido isso agora que chegou o meu ano!), diz que nunca se sentiu tão bonita, poderosa e livre e valoriza muito essa conquista (e não tem como não transparecer nesse seu novo trabalho, não dá vontade de parar de olhar pra ela)
E agora vem a melhor parte (eu diria que é a cereja do bolo se não tivesse uma infinidade de outras frutas tropicais que são tão mais saborosas.)
A faixa “Tan Kalakatan” encanta e faz todo mundo ter vontade de aprender a falar crioulo cabo-verdiano (pelo menos essas duas palavras a gente já aprendeu que é panela vazia). Além da música ser cativante, o formato dessa performance no canal COLORS (que tem uma estética diferentona) também é muito interessante de assistir.
Eu aposto que depois desse vídeo você também vai estar cantando >
Foto da capa: Reprodução/Youtube